Páginas

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Algumas considerações sobre porquê eu não ser do rolê misândrico

Aviso: isso aqui foi feito como reflexões minhas no meio feminista. Não tolero gente de fora querendo desqualificar o movimento na base do "mimimi misandria" e justificando coisas esdrúxulas com base nisso. Tô nem aí pra suas lágrimas de machinho opressor. Minhas considerações sobre misandria são apenas algumas observações e incômodos pessoais meus, não sobre os seus sentimentos.

Primeiro que eu quero ressaltar: eu acho compreensível que uma mulher deteste homens. Vamos apenas botar a mão na consciência e lembrar que praticamente toda mulher tem uma história de terror envolvendo abusos e assédios e eles são cometidos por homens. Acho compreensível que uma mulher tenha horror à ideia de ficar sozinha com homens, odeie homens no geral, que sinta medo de homens. Não se retira o direito dela detestar homens por diversos motivos. Assim como não se retira o direito de pessoas transgêneras não quiserem se relacionar com pessoas cis por temer abusos e não se retira o direito de pessoas negras se reunirem em espaços seguros sem pessoas brancas ficarem insistindo que "não vêem cor". Toda e qualquer minoria tem direito de se resguardar e temer seu opressor e isso não deve ser questionado.


Definido esse ponto, então vamos para o que interessa: misandria, ao meu ver, tem o mesmo valor que heterofobia ou racismo reverso. Ou seja, não se sustenta como uma ideologia. É uma reação legítima e justificável, mas não é uma ~~ideologia~~ que deve ser tomada como uma pauta. O movimento LGBT não pode trabalhar com a heterofobia como um ideal. Assim como o movimento negro não pode trabalhar com racismo reverso. Me soa lógico que o feminismo não possa trabalhar com misandria como se ela fosse uma parte institucional do movimento. Mas por quê eu digo isso?

A misandria é basicamente ódio e aversão aos homens. Tornar isso como algo parte integrante do movimento, como uma de suas principais características ou, indo mais extremamente, tornar como um pilar ("eu sou feminista porque odeio homens", por exemplo) significa polarizar o mundo em uma divisão binária que é basicamente o homem oprimindo a mulher. Eu duvido muito que mulheres que declaram que são seriamente misândricas estejam pensando em pessoas não-binárias quando repetem esse discurso, realmente duvido. Acontece que eu vejo algumas falhas nessa lógica, por questões muito simples. A primeira delas é a óbvia falta de intersecionalidade.

Aqui vou dizer uma coisa que vai incomodar, incomodar pra cacete, mas acho importante dizer: querida, a opressão de homens em cima de mulheres não é a mais importante de todas. Não é mais importante falar de homens oprimindo mulheres do que pessoas brancas oprimindo negras ou então pessoas cis oprimindo pessoas trans. Então a misandria como algo a ser inserido no movimento como característica vai totalmente contra isso, porque faz pressupor que a opressão de uma classe é mais importante do que as outras. E não é. Cara, não é. Por quê seria? Isso aqui não é uma Olímpiada de Opressões. Não é como se houvesse uma classe mais oprimida. Mulheres e pessoas trans e negras e animais e com algum tipo de deficiência, todo mundo é fodido pelo sistema em algum grau. Então não vou entender se você chegar pra mim e falar "olha, sou feminista porque eu odeio todos os homens", porque vou te perguntar: todos?

Todos?

Todos os homens negros, trans, gays, bi, com deficiência, o caralho a quatro? Olha, tenho que ser sincera: como falei lá no começo, eu não me importo que você odeie toda e qualquer pessoa que se identifique como homem se isso é uma postura individual sua, só sua. Se isso é um trauma seu, sabe, não sou eu que vou apontar o dedo pra tua cara e te julgar porque cada um sabe da sua cruz. Mas eu acho extremamente inválido colocar isso como se ser misândrica fosse algo que uma feminista tenha que ser, porque considera que lutar por mulheres seja mais válido, mais legal, mais importante do que lutar pelas pessoas negras e foda-se o racismo que caras negros sofrem. Acho extremamente inválido considerar que todos os homens da face da terra sejam automaticamente 100% privilegiados em todas as áreas do universo, sem levar em conta que eles podem ter características específicas que os levem a sofrer outras opressões, como ser gay ou ser negro. É disso que falo quando aponto a falta de intersecionalidade: eu não vejo esse ponto debatido entre feministas que se autodenominam misândricas em níveis que não me soam como uma "brincadeira", mas como algo mais sério e profundo.

Mas, talvez, isso não seja debatido porque é "óbvio" que o homem odiado é o Sr. Combo de Privilégios: o branco, hetero, cisgênero, heterossexual, classe média, com todas as funções corporais perfeitamente habilitadas para viver em sociedade sem nenhum problema. Não vou nem me dar ao trabalho de defender essa classe: sério, não perco meu tempo. São poucas as vezes que você encontra um que resolva descer do seu ~~~pedestal~~~ e se dignar a ser decente. Mas vou aproveitar o gancho só para falar dos meus outros problemas de se considerar a misandria e aí eu tenho praticamente cem por cento de certeza que um monte de gente não vai gostar do meu ponto porque eu corro o risco de soar ~~~defensora dos homens coitadinhos~~~ o que não é a minha intenção, mas vamos lá.

O primeiro ponto: eu acredito que homens podem ser feministas. Eu entendo que várias feministas discordem de mim e elas tem as suas razões para isso, e tenho certeza que são razões legítimas e tudo o mais. Não me atrevo a desqualificar. Eu apenas tenho razões diferentes que me levam a acreditar que homens podem ser feministas, simplesmente porque eu acredito que qualquer pessoa pode ser feminista. Eu acredito que feminismo é um movimento pela libertação da mulher enquanto gênero, pela igualdade dos gêneros, pelo fim da misoginia e de tudo que subjuga o gênero feminino. Eu acredito que o feminismo é um movimento para empoderar as mulheres, sejam elas cis, trans, o caralho a quatro. Eu acredito nessas coisas, eu tenho que acreditar nessas coisas, porque senão - pra mim - não faz sentido ser feminista. Então, ao meu ver, qualquer pessoa - tendo ela um gênero binário ou não - pode se determinar como feminista por acreditar nessas coisas. Por acreditar em libertação, igualdade de direitos, respeito, empoderamento. 

Eu vejo algumas feministas afirmando que homens não podem ser feministas porque um dia eles sempre jogarão seus privilégios na nossa cara. Porque um dia eles vão falar merda e a máscara vai cair. Eu tenho um ou dois pontos sobre isso:

O primeiro é que eu não acredito que pessoas são primariamente irreversíveis. Eu não acho que um homem, por ser homem, seja incapaz de aprender sobre privilégios, assim como não acredito que seja impossível para uma pessoa cis aprender sobre trans ou uma pessoa hetero aprender sobre pessoas não-heterossexuais. Sim, elas podem falar merda um dia qualquer. Sim, elas podem jogar seus privilégios na tua cara um dia qualquer. SIM, elas tem privilégios. Mas e aí? Eu posso e já falei muita merda na minha vida. Sou uma pessoa cheia de privilégios, já fui elitista, já disse merdas transfóbicas estilo "ela nasceu menino e virou menina", já achei que garotas eram tudo de ruim e que só homem prestava pra amizade, já deixei passar muita merda dita por outras pessoas achando que não era sério o suficiente, etc. E aí? Eu repensei todas essas atitudes. Ainda tenho muitas para repensar. Um homem não pode fazer o mesmo? É impossível à um homem rever as merdas que fala? 

Se é possível para eu, como cisgênera, rever meus privilégios, porque não é possível para um homem fazer o mesmo? Ou cairemos novamente na Olímpiada das Opressões no qual uma é considerada primordial em relação às outras?

Uma vez vi uma pessoa falando que "homens nunca conseguirão se despir dos seus privilégios". Eu diria que, tecnicamente, é impossível você fazer isso. Enquanto você faz parte de uma classe privilegiada, bem, você vai continuar fazendo parte dela até que, sei lá, você deixe de fazer parte dela por motivos especiais e mágicos ou... essas classes sumirem. E enquanto você continuar fazendo parte dela, você vai receber os privilégios dela independente da sua vontade ou não. A pergunta é: você vai se aproveitar disso ou não?

Uma pessoa branca é branca. Ela não pode pintar a cara de preto e ~se abdicar~ de ser branca, por motivos de: é extremamente desrespeitoso, ofensivo e não iria resolver nada. Ela não pode virar uma pessoa negra. Ela pode pintar a cara dela o quanto for, ela nunca será uma pessoa negra. Ela não pode ~~~abrir mão~~~ de ser branca. Não adianta o que você faça, a menos que apareça os Padrinhos Mágicos, essa pessoa continuará tendo uma narrativa de pessoa branca que é completamente diferente da de uma pessoa negra. Mas isso não significa que está tudo acabado e que ela não pode fazer nada a respeito. Significa que ela, sendo pessoa branca, deve reconhecer que possui tais privilégios. Mesmo que ela não possa evitar ser melhor tratada em lojas, por exemplo, ainda assim pode e deve lutar apoiando pessoas negras. Deve ouvir suas vozes e compreender que deve se calar para ouvir melhor quem sempre teve a voz silenciada. 

Uma pessoa com privilégios pode fazer muitas coisas para apoiar um movimento não-privilegiado e não precisa necessariamente se aproveitar deles. Um homem não vai conseguir se despir dos seus privilégios e continuar sendo um "homem sem privilégios", mas é capaz de ouvir e compreender, de desenvolver empatia e compreensão, enfim, de ser uma pessoa que pode apoiar outras. Eu preciso acreditar nisso: que qualquer pessoa pode apoiar outras sem estar necessariamente querendo lucrar em cima disso. Eu preciso.

No que isso se relaciona ao conceito de misandria? Lembrando que me refiro à misandria como se fosse uma pauta específica do movimento. Bem, se misandria se torna uma parte característica do movimento, suponho que não se possa incluir homens no feminismo como ~apoiadores~ (que é o papel máximo que se possa cumprir). Isso significa exclui-los do movimento até mesmo do papel de pessoas que apóiam e compreendem. E isso significa uma pergunta: QUAIS homens excluiremos? Que tipo de critério utilizaremos para salvar a intersecionalidade tão necessária no movimento? Ou apenas os Senhores Combos de Privilégio serão automaticamente excluídos? Hmm, eu não sei como responder à essa pergunta. Sério. Eu tenho certeza que desejar excluir essas determinadas pessoas do movimento é legítimo, mas eu - eu, particularmente eu - não vejo como algo nocivo que essas pessoas aprendam sobre o movimento. Isso não significa que eu quero abraçá-las e colocar uma coroa em suas cabeças por serem tão dignos, eu só acho que é legal que elas aprendam sobre isso. Acho legal que pessoas se identifiquem com o feminismo, sejam elas diretamente afetadas ou não. 

Eu meio que não gostei de escrever esse texto, porque eu me sinto como se estivesse me indispondo com um monte de gente que se alinha politicamente à muito do que penso e eu realmente detesto apontar alguma coisa no feminismo que uma pessoa escrota possa pegar como argumento para desqualificar o movimento, então eu tentei ser menos assertiva e mais reflexiva. Vejam bem, eu quero ressaltar algumas coisas:

a) Eu não estou falando de aprovação masculina. Não estou sugerindo, nem por um segundo, que o movimento PRECISA de homens para que eles nos aprovem. Não disse isso, não quero passar essa interpretação, não concordo com isso;

b) Eu totalmente NÃO ESTOU falando de PROTAGONISMO. Estou presumindo que seja óbvio ululante que o protagonismo do feminismo pertença somente à mulher. Estou falando do papel de apoio. Eu sei que repeti muitas vezes durante o texto, mas quero reforçar isso até ficar chato, só para garantir que não seja mal-interpretada.

c) Eu sou 100% a favor de espaços seguros. O quer dizer que, sim, apóio grupos inteiramente voltados para mulheres cis e trans, mulheres trans, mulheres negras, mulheres com deficiências, mulheres mães, etc. Eu apóio que esses grupos específicos sejam segregados, voltados exclusivamente para as necessidades daquelas pessoas que precisam se sentirem acolhidas entre seus iguais e compartilhar suas experiências sem ser ouvida por uma pessoa pertencente à classe opressora (mesmo que a pessoa, em questão, não tenha feito nada contra ela). Eu acho importante esses espaços seguros para dividir vivências e se empoderar. Não questiono isso e não é disso que estou falando. Estou falando do feminismo como um todo ou, pelo menos, de algumas de suas correntes.

d) Esse texto é apenas minha opinião, um desabafo pessoal, formada a partir de observar diversas outras feministas e suas relações com "misandria". Não significa que seja definitiva, porque ainda estou pensando no assunto. Eu não sou contra a misandria em si, assim como não sou contra heterofobia ou racismo reverso. Porque eu sei que é uma piada interna, é uma piada que nos permite tirar onda de quem nos oprime. Eu fiz esse texto porque eu observei que misandria estava se tornando algo mais forte do que apenas uma piada, como se fosse algo que motiva a pessoa ao feminismo, e embora eu não tenha nada a ver com os motivos pessoais de cada pessoa ser feminista, eu me senti deslocada porque misandria não me abrange politicamente. Eu não me sinto acolhida pelo feminismo com essa característica impregnada no movimento. Tenho que ser sincera quanto à isso: o feminismo que se basear em misandria não me representa. 

E isso é tudo, acredito eu.

só para lembrar o aviso do começo do post.

13 comentários:

  1. Um texto sensacional que diz muito do que eu sempre tento explicar pras pessoas e nunca consigo. Parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, fico feliz de ter conseguido traduzir alguns dos seus pensamentos em palavras! :)
      Obrigada pelo comentário e, ora, tem esse botãozinho do facebook '-' quer dizer, eu vejo uma série de botõezinhos do gmail, blogger, twitter, facebook, etc, mas são bem pequenininhos e existem no final de cada post quando você clica nele especificamente.

      Ou estou louca? D:
      De qualquer modo, obrigada! <3

      Eliminar
  2. P.S.: você podia colocar um like button nas postagens pra gente curtir e elas irem pro facebook!

    ResponderEliminar
  3. Acho que sinto o mesmo em relação a misandria, acho compreensível a misandria a nível particular, mas não como pauta do movimento. E acho que essa misandria política traz , muitas vezes, uma postura meio infantil, que empobrecem qualquer discussão sobre o movimento, impedindo muitas vezes de pensar na interseccionalidade, que nem todo homem é o combo dos privilégios, que o machismo afeta homens que não correspondem ao seu papel de gênero, enfim, me dá uma canseira muitas vezes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim como você, me sinto cansada disso também. E o que mais me cansa é justamente a falta de intersecionalidade mesmo. Você resumiu o que penso em poucas linhas e isso é tão legal, porque fiz esse post enorme e vc resumiu tudo HAHA

      Beijos, Franci <3

      Eliminar
  4. Adorei o texto. Parabéns pela reflexão lúcida!
    Estou meio cansada desse papo de misandria, mesmo rindo de algumas piadas.Curioso, mas a maioria das garotas que vejo usando o termo misandria exageradamente, namoram com homens(não estou querendo dizer que lésbicas odeiam homens, mas acho meio contraditório essa postura). Pra mim soa infatil, pois creio que uma mulher misândrica passou por traumas, assédios e etc, ou seja, não é uma "brincadeira" ter ódio dos homens. A aversão de algumas mulheres por homens significa que chegamos(há muito tempo) numa situação crítica dentro do patriarcado. Isto é triste, não uma mera piada.
    Os homens trans também sofrem um apagamento nesta questão. A misandria é direcionada a eles tbm, mesmo com toda a opressão que os mesmos sofrem? Ou para algumas feministas misândricas, os homens trans ainda são meio mulheres(hello, transfobia!)e por essa razão são excluídos desse "ódio".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário!
      Não cabe à mim definir se é hipocrisia ou não o fato de algumas se relacionarem com homens, porque senão vou entrar no mérito da vida pessoal e, particularmente, não tenho nada a ver com isso, não concorda? Eu não quero criticar essas mulheres individualmente ou julgar suas vidas pessoais.

      O ponto do homem trans* é pertinente, acredito eu. Não faço ideia se quando pessoas falam em "misandria", elas refletem sobre homens trans. Acho fundamental levantar essa questão, porque ao conseguir respondê-la, isso pode nos dizer mais sobre quem tem esse discurso do que imaginamos.

      Eliminar
  5. Gostei muito do texto, porque esclareceu algumas coisas meio embaçadas. Apenas não acho que uma mulher que sofreu algum tipo de homem seja misândrica por ter sido afetada por um homem. Ela pode ter algum tipo de medo, dificuldade de se relacionar que outras mulheres possam não ter. Mas isso não quer dizer que ela é misândrica. Vemos muitas mulheres que já foram estupradas, sobrevivendo, encontrando marido (dei um exemplo de mulher hétero, mas a pessoa pode encontrar alguém que dê forças pra continuar vivendo) e descobrindo que nem todo mundo é um monstro como o estuprador. Sim, acho que os homens podem ser feministas e apoiar, defender parceirxs, amigxs e mais.

    Beijos <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não disse que uma mulher seja misândrica porque sofreu um abuso oriundo de um homem. Lamento muito se eu fiz passar essa impressão. Pessoas abusadas reagem aos seus abusos de maneiras diferentes: algumas se escondem em casulos, outras conseguem superar e por aí vai.

      Acredito, porém, que uma mulher que reaja negativamente aos homens está em seu direito. Eu não vou julgá-las, porque ninguém pode julgá-las. Eu discorri sobre a misandria porque me preocupo com avanço disso a nível político. Só. E nem acho que é um dos maiores-problemas-do-feminismo.

      Eu lamento te informar, mas os estupradores não são monstros alheios que poderíamos combater como em Attack on Titan. Estupradores são pessoas como meu avô, seu pai, nossos primos, amigos, tios, namorados, etc. E essas mulheres que querem se resguardar de homens sabem disso. Elas estão fazendo isso porque é a maneira delas se protegerem.

      Existem homens feministas/pró-feministas? Eu acredito que sim. Assim como acredito que existam cis pró-causas transgêneras ou pessoas brancas pró-movimento negro e etc. Mas eu tiro o direito dessas mulheres de desconfiarem dos caras pró-feministas? Não, não tiro, porque já tivemos exemplos demais de homens tentando nos calar no nosso próprio feminismo.

      Eu agradeço muito pelo seu comentário porque me permitiu esclarecer algumas coisas minhas que talvez não tenham ficado claras o suficiente! Obrigada por isso e beijos! <3

      Eliminar
  6. Respostas
    1. Eu não consigo acreditar que você achou que isso seria uma ofensa.
      Tente outra vez, okay? =^o^=

      Eliminar
  7. seu texto me representa, Luna! hahahaha muito bem escrito e esclarecedor, parabens!

    ResponderEliminar

Se você for amor, tome um chá, sente no sofá, tire uma soneca, fique à vontade que a casa é tua. Se você não for amor, inclusive sendo homofóbico, misógino, transfóbico, racista, etc., eu excluirei sua postagem. Sim, porque aqui é ditadura da minoria e as pessoas que me amam e/ou me lêem não são obrigadas a lerem sua merda. Então pense duas vezes :)