Páginas

sábado, 6 de dezembro de 2014

você realmente queria estar morta?

esse texto foi escrito depois de conversar a respeito com algumas amigas que estavam problematizando a expressão. muito do que digo aqui é ouvindo elas, antes de tudo.
aviso de conteúdo: suicídio. pode ser que você não se sinta bem com as estatísticas ou algo assim. por favor, nesse caso, observe essa maravilhosa lista de gifs de filhotes em vez de ler um texto sobre algo tão horrível. sério.
ressalva: esse texto não foi feito para quem responde "sim" à pergunta do título. esse texto foi feito para quem brinca com o assunto e se serve do meme como uma piada, não como um meio de expressar sua vontade sem sofrer represálias. malu observou esse detalhe e ele é importante porque, veja bem, muitas pessoas TEM essa vontade e elas querem falar a respeito. e é importante que elas falem, de verdade.

mas esse texto, especificamente, é feito pra censurar pessoas que não fazem ideias do que seja "sentir vontade de estar morta" banalizando a expressão simplesmente porque "é uma piada". tudo bem?  
Todo mundo sabe que a internet vive de memes e menes (nunca soube a diferença) e que se alimenta deles enquanto eles continuarem "engraçados" ou "válidos". É o caso de "até a Luiza no Canadá", "tomando meus bons drinks" e, um dos mais recentes, "queria estar morta" e "que morte horrível".

Okay.
Quando foi que brincar com "queria estar morta" se tornou tão engraçado?

O Brasil é o oitavo país com mais casos de suicídio do mundo, segundo a OMS, e o quarto maior em crescimento — o que quer dizer que as perspectivas são muito, muito sombrias. A cada quarenta segundos, uma pessoa retira a própria vida no mundo, e suicídio é a segunda causa de morte mais comum para a morte de pessoas entre 15 e 29 anos. Aliás, entre 2000 e 2012, o percentual de pessoas entre 10 a 14 anos que se mataram foi de um aumento de 40%. Entre 15 e 19 anos, foi de 33,5%.

O meme continua engraçadinho para você? 

O desejo de morrer — ou melhor dizendo, de não existir mais, de não ter que lidar com outro dia, de simplesmente apagar e não acordar nunca mais — é um sintoma recorrente e bastante significativo da depressão. Mais de 350 milhões de pessoas no mundo tem depressão, segundo a OMS, e isso é gente PRA CARALHO. Ao que tudo aponta, depressão se tornará (se é que já não é) a doença mais comum da atualidade. Lembram quando tuberculose era o mal do século e os poetas romantizavam em cima da tosse com sangue por suas amadas? Pois bem. 

"Nossa, mas isso se resolve tomando vergonha na cara"

Não.

"Nossa, mas isso é frescura"

Não.

"Nossa, mas você só tem que olhar o lado positivo da vida"

Por favor, não.

Depressão é a segunda maior causa de ausência no trabalho, perdendo apenas para dores nas costas, e é um dos maiores motivadores para a concretização do suicídio. A pessoa sente que até mesmo se levantar da cama é um peso enorme e horrível, e se sente culpada por simplesmente não conseguir levar a vida como todo mundo. A doença pode se manifestar de diferentes formas nas mais diversas formas, mas o desejo de simplesmente não ter mais que viver vai estar lá. E é um desejo real, muito real. 

Quando você diz que "queria estar morta" de uma forma engraçadinha, porque zoeira never ends, não é mesmo?, eu vou te dizer o que acontece:

— as pessoas que desejam, efetivamente, o suicídio se sentem inibidas a se expressarem, pois elas sentem que não serão levadas a sério, mas apenas como uma piada, apenas uma propagação do mene tããããão engraçado e, consequentemente, se retraem (o que significa que elas estarão sujeitas à verem sua doença se agravando cada vez mais);

— e as pessoas que tentam expressar sua vontade em morrer mesmo assim não são levadas a sério.

Quero dizer:
a doença já é considerada "frescura" por uma pá de gente. E vocês vão lá e colaboram para o quadro piorar. Ao se servir de um mene por ser tão "engraçadinho", vocês colaboram para que a dor de diversas pessoas seja minimizada e se transforme na sua nova piada do dia. Então a pessoa, como ela não vai conseguir chamar atenção para a sua dor falando, porque, olha só, ninguém está prestando atenção nela, então vai ter que usar outros meios — e, bem, o suicídio, quando acontece, dói, não é mesmo?

E então todo mundo pára, lamenta e fica "mas era tão jovem!". "Tinha tudo na vida". "Se matou porque foi fraca". E por aí vai. Não contribua para isso, sério. Se você não deseja morrer, não transforme isso para se realizar enquanto humorista. Não transforme a doença dos outros em uma piada grosseira para justificar um dia ruim. Simplesmente, sério, não faça isso.

Isso é sério, muito sério, e pessoas morrem todos os anos porque elas não suportaram. E muitas delas simplesmente nunca tiveram todo o apoio e a compreensão necessários. Além disso, muitas pessoas avisam que pretendem se matar, muitas delas cogitam isso em voz alta — e não são levadas a sério. Nós temos essa crença de quem quer realmente se matar não avisa, apenas vai lá e tenta, e isso é mentira. E é triste que quando uma pessoa verbalize esse sentimento, a maioria das pessoas simplesmente vai entender que ela está propagando um meme como a internet inteira faz e não dá a atenção necessária. Essas pessoas precisam de ajuda, mas uma piada de internet não vai ajudá-las nisso.

O meme continua tão engraçadinho assim para você?
Espero que não.


outros links:

obs.: acabei não trabalhando isso durante o texto, mas aquelas páginas de 'X da Depressão' são igualmente escrotas, okay? Não é engraçado transformar a doença em motivo de piada para fazer páginas com alto teor humorístico. Vocês podem fazer melhor que isso.

8 comentários:

  1. Adorei o texto! A expressão surgiu de uma declaração da Lana Del Rey que foi posteriormente desmentida, o que evidencia o tamanho do descaso coma depressão e a tendência a não falar de depressão, de descaracterizar como uma doença, ao invés de demonstrar apoio à cantora, lhe defender muitos preferiram fazer piada, rir da deprimida.
    PS: Adorei o seu blog e queria estar lhe seguindo, mas não achei o widget de seguidores :/

    ResponderEliminar
  2. eu uso a expressão, realmente considerando suicídio no momento em que a declaro. não me considero depressiva, nem nenhuma psicóloga diagnostica isso, mas tenho momentos algumas vezes ao dia — especialmente pensando no pseudo-amor-da-vida — em que eu queria estar mortíssima, gone, cremada e jogada no mar, não mais ter que existir e sentir isso. reconheço o sofrimento pesado de lana e demais pessoas depressivas, mas não vejo motivo para abandonar a expressão, ainda mais quando só a uso em ambientes privados, entre amigos íntimos. estou realmente errada em fazer isso?

    ResponderEliminar
  3. Já tive depressão, pensei muito em suicídio e sinceramente a frase não me ofende. A frase choca. Afinal é tabu alguém dizer que quer morrer mesmo que não seja sincero. Também não acredito que a piada transforme o problema em brincadeira. Quem já acha depressão frescura continuará achando por desconhecimento ou preconceito, daí acho ruim alguém usar a frase para sacanear uma pessoa q sabe-se tem mesmo o problema. E ainda assim não vejo o problema na frase e sim na maldade de quem faz esse tipo de coisa.

    ResponderEliminar
  4. Também odeio a expressão, porque é horrível pra quem perdeu pessoas recentemente, seja por suicídio ou não. Daí vem uma pessoa que ta cansada ou com preguiça num dia e diz uma coisa dessas. Minhas tls do FB e do twitter são cheias d gente dizendo isso. Compartilhando. Obrigada pelo texto.

    ResponderEliminar
  5. Eu uso apenas como uma brincadeira, como tantas outras expressões no nosso dia a dia que se fosse assim também deveriam ser repensadas. Tenho consciência das estatísticas e eu mesma já tive depressão quando era mais nova, e justamente por isso não me sinto mal em usar a brincadeira. Sei que é apenas uma brincadeira. O ruim são as outras pessoas que realmente usam essa frase com uma certa maldade.

    ResponderEliminar
  6. o problema é esse lance do "é apenas uma brincadeira", "apenas uma piada"... essa banalização associada a assuntos sérios já deu dor de cabeça pra muita gente. eu acho que vale repensar o que a gente fala, sim. independentemente da intenção. adorei o texto!

    ResponderEliminar
  7. Eu nao falo que quero morrer brincanda quando falo isso falo serio porem todo mundo que me escuta falando isso acha que eu to falando por zoera

    ResponderEliminar

Se você for amor, tome um chá, sente no sofá, tire uma soneca, fique à vontade que a casa é tua. Se você não for amor, inclusive sendo homofóbico, misógino, transfóbico, racista, etc., eu excluirei sua postagem. Sim, porque aqui é ditadura da minoria e as pessoas que me amam e/ou me lêem não são obrigadas a lerem sua merda. Então pense duas vezes :)