quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

sério que a gente trocou orkut por... isso aqui?

Essa discussão é tão 2010, mas eu insisto em reafirmar os pontos que eu não disse na época. Até porque na época era tudo tabelas comparativas e técnicas: oh, facebook tem 489314 aplicativos x orkut tem comunidades. Nenhuma delas se baseava no nível de chatice das pessoas. Nenhuma dessas tabelas falava sobre o quão legais as pessoas poderiam ser no facebook ou no orkut. Pois bem, aqui estou eu para ressuscitar essa discussão no meu espaçozinho e chegar à uma única, simples e definitiva conclusão: o facebook é uma merda.

Vamos aos fatos:

nem precisei rolar muito na minha timeline pra achar.

1) O Facebook é um enorme Power Point.

Você lembra de como você abria os seus e-mails e recebia os arquivos .ppt da sua tia, do seu chefe, de desconhecidos eventuais? Você lembra que assim que você via que era um .ppt, você NÃO ABRIA, porque era MARAVILHOSO ter a opção de ignorar? Você lembra que havia dias com muito bom humor que cê abria aquele .ppt com imagens breguíssimas com lições de vida (em fonte Comic Sans, por favor), piadinhas engraçadas, fotos de bebês e gatinhos e mensagens edificantes sobre como Jesus te ama? Bem-vindo ao Facebook: onde todo mundo curte um milhão de coisas feeling Power Point e sabe a melhor parte? Você não tem escolha de ver ou não.

Sua amiga reblogou foto de um feto de oito meses saindo da barriga e dizendo "VOCÊ QUE É CONTRA O ABORTO, CURTA!!!"?
Seu colega de sala compartilhou a fotinha de The Big Bang Theory reclamando de friendzone?
Qualquer pessoinha muito feliz decidiu postar montagens tosquíssimas com molduras cor-de-rosa na foto dela?

Agora me diz: tinha isso no Orkut? Não, não tinha.
Tinha o seu scrapbook onde galera curtia perder seu tempo, achando que lá era lugar, sabe. Mas era SEU scrapbook e você apagava. Você escolhia quem podia postar lá. Você podia fazer a Paola Bracho e mandar todo mundo se catar, e ninguém achava que você era mal-educada, porque estava no SEU direito. Mas você não tem como reclamar das postagens dos outros. Você não pode proibir que todo mundo compartilhe coisas nojentas ou apenas idiotas. Então você tem que se contentar com o "ocultar publicação". Ou "cancelar assinatura" (e se ela compartilhar algo decente, você nunca verá). Ou "desfazer amizade" que é um nível muito drástico.

E é muito cruel de você fazer com sua tia. Sério.

[EDIT: antes estava .psd que é extensão do PHOTOSHOP. Joubs lembrou que a extensão do Power Point é .ppt e eu acabei confundindo porque é tudo com ~p~ lol. Sorry]

2) Os grupos do facebook: quem foi que achou que eram uma boa idéia fazê-los daquele jeito?

A parte mais legal de todas do Orkut era, sem dúvida alguma, as comunidades. Se você perdia seu tempo socializando no scrapbook alheio e comentando nas fotos dos seus amiguinhos, eu só lamento. As comunidades eram a parte legal. Elas eram movimentadas, cheias e podiam muito bem serem organizadas, a depender de quem era a moderação. Havia comunidades sobre tudo. E elas tinham tópicos, e dava para você dar link dos tópicos direitinho, se situar quanto à conversa rolando. Você podia ir em uma conversar sobre o vazio existencial da juventude do século XX e depois ir em outra e jogar conversa fora sobre os melhores botecos de São Paulo. E nenhum dos seus contatos seria informado de seus movimentos nas comunidades. Ficava lá. Pronto ♥

Mas os grupos são uma bagunça. As conversas vão pro ralo depois que acontecem, e eu tenho pena de você que tem que ficar clicando em "mensagens anteriores" para ver como tudo rolou, desde o começo. É um saco. Em um dos grupos que participo, para que haja organização, a moderação criou álbuns e aí as conversas vão rolando nas imagens postadas dentro de cada categoria. De todos os grupos, esse foi definitivamente o mais organizado e eu dou um prêmio para quem teve a idéia! (=^o^=)'

(e eu conhecia muita gente legal no Orkut. No facebook, até agora, não conheci ninguém que merecesse uma segunda visita no perfil)

3) O chat do facebook: foi por ele que nós abandonamos o msn?

Vantagens do msn:
• A janela de conversa pode ser do tamanho que você quiser, de acordo com seus desejos mais profundos.
• Você pode escolher a cor da sua letra (essencial se você tem o hábito de conversar com mais de duas pessoas ao mesmo tempo. Experimente conversar com 5, todos usando a mesma cor)
• Você pode utilizar emoticons, inclusive gifs criados por pessoas legais para expressar seus sentimentos mais íntimos.

Vantagens do chat do facebook:
• Ter o emoticon pronto do pinguim. E do tubarão. Que nem estão no coisinho de emoticons que abre quando você clica pra ver quais são. Além disso, qualquer pessoa pode muito bem transformar o coiso do pinguim em emoticon do msn e, voilá!, problema resolvido e msn wins, mais uma vez.

o pinguim é muito fofo como lidar sos//
Sim, eu ligo para cor de letra e gifs. Eu sou alguém que liga para essas coisas. O negócio é que o chat do facebook é totalmente... boring. Eu acabei me acostumando e conseguindo manter longas conversas com pessoas total amor, mas isso não faz do chat algo melhor. E agora o msn vai acabar e não tem nenhum programa que substitua o msn de forma tão digna. O Skype não é tão digno assim. O chat do face não é. Ambos são desconfortáveis aos olhos, com configurações mais confusas. Se você tem problema com letras pequenas, por exemplo, você vai continuar sofrendo. A menos que queira que tudo se torne gigante de uma vez. Um mundo sem msn é um mundo menos divertido, menos colorido e menos legal de se viver.

essa sou eu no facebook.

4) As pessoas se tornaram ainda mais imbecis no facebook ou o quê?

É absolutamente não gratificante tentar entrar em uma discussão sobre qualquer tema no facebook. É um saco. No orkut, você escrevia coisas realmente enormes e todo mundo lia. É claro que sempre tinha a galera babaca pra dizer "oh que bíblia" e tentar sambar na tua cara com um "mimimi". Mas no orkut, a maioria não se incomodava em realmente conversar ou, então, fazer um barraco daqueles. Todo mundo queria ter um argumento na ponta da língua, ainda que imbecil. Todo mundo queria "vencer" a discussão. Todo mundo queria, como se diz entre fanbases de cantoras pop, sambar na cara dos seus oponentes. Um debate era um negócio sério.

Aí você entra no facebook. Polêmica lançada. Você faz um longo comentário. E tudo o que as pessoas fazem é................................................

curtir.

CURTIR.
É tudo o que elas são capazes de fazer. E quando elas não curtem, elas te IGNORAM. Todo mundo fica tão 'pra quê discutir vamos ali tomar sorvete' e pronto. Não tem mais graça debater. As pessoas nem se dão ao trabalho de tentar aparecer com um post inteligente. Elas nem querem acrescentar algo ao que você disse. Elas curtem e, pronto, cabou debate. Eu estou com a hipótese de que o facebook está imbecibilizando as pessoas, com essa história de não propor nenhum debate, apenas curtidas e cutucadas. Daqui a uns dez anos mantendo esse ritmo, talvez, a gente só saiba grunhir.

(P.S.: nos últimos anos, o Orkut colocou o mecanismo de "curtir" as postagens dos comentários. Mas isso foi depois do auge. E muita gente nem usa. E além do mais, nem é discreto: aparece uma postagem no tópico dizendo que você curtiu aquilo.)

5) O que aconteceu com o conceito de 'não quero saber da sua vida'?

Sabe, quando você adiciona uma pessoa em qualquer rede social, você só tá querendo aquela pessoa em seus contatos. Beleza. Você não quer, de repente, acompanhar tudo o que a pessoa faz. Mas no facebook, você está imediatamente ciente de tudo o que ela faz. Não me venha com "é só cancelar a assinatura". Amor, a solução do facebook inteiro é cancelar assinatura. Estou falando da forma como o sistema é feito. Eu tenho contatos no face que aceitei por educação, porque assim manda a etiqueta desde que o mundo é mundo. Gente que é da escola, gente que troquei um olá e tal. E agora eu sei mais da pessoa do que gostaria de saber. O que ela comeu. O que ela fez. O que ela pensa. As séries que ela curte. E sabe qual é a pior parte?

As coisas que os OUTROS marcaram ela. Coisas tipo indireta do bem, indireta do mal, indireta sexual, indireta da puta que pariu. Eu sou obrigada a ver fotos que os outros que postaram e nem foi a pessoa, a pessoa tá realmente inocente e ela não tem como controlar os amiguinhos dela. Mas eu tô sacando. Tô sacando tudo. E vai tudo para sua linha de tempo. Aquela foto cafona que sua tia te marcou? Linha do tempo. Aquela imagem safada tipo "BRUNA COME DE PÉ RS RS" de algum amigo que achou ser engraçado? Linha do tempo. E você que se dê ao trabalho de ocultar/remover aquela maldita publicação da sua linha do tempo que os OUTROS que publicaram.

No facebook, literalmente, o inferno são os outros.

aquela vergonha básica quando a pessoa passa o dia inteiro postando foto de si mesmo com uma frase poética qualquer.
  
6) As estúpidas páginas de Rock wins, Orgulho Hetero e outras coisas babacas.

As comunidades babacas existiam e aos montes. E ficavam lá. Elas não apareciam no seu perfil do nada. E a menos que você fizesse uma burrice muito grande e acabasse aparecendo na comunidade Grandes Pérolas do Orkut (ali galera era compadre do próprio capeta tamanha a maldade), você tinha grandes chances de passar pela vida sem nunca ter visto nada muito babaca na sua vida. Mas, aqui no nosso lindo e maravilhoso mundo da Facebookilândia, você é obrigada a descobrir que seu colega de sala super curte Orgulho Hetero e acha que é legal compartilhar imagens falando sobre como todas as mulheres são vadias sem alma. Você é obrigada a ver a amiguinha compartilhando uma imagem tosquíssima comparando as mulheres do funk e do rock e descobrir que do rock é mais legal, porque Amy Lee é mais bonita que Valesca Popozuda.

Gente, eu já fui xingada de tudo que tinha direito por ser atéia em um monte de discussões no orkut. Mas eu entrava nessas discussões. Eu ia lá e metia o pau, e recebia os xingamentos de boa. Mas se eu nunca tivesse feito isso, eu nunca seria ofendida. Mas agora, sem entrar em uma discussão sequer, volta e meia sou ofendida por ser atéia porque um coleguinha resolveu que é uma boa idéia compartilhar aquelas imagens falando que só quem tem Jesus no coração sabe o que é felicidade. Sabe, aquele compartilhamento inocente, na boa, mas que tá falando mal de um monte de gente que não concorda com aquilo? Bem por aí.

Aí você, que discorda do fundo do seu âmago, mas não vai discutir porque ninguém discute no facebook (se você tentar discordar da imagem, tem grandes chances de ser ignorada) vai lá e compartilha uma imagem que é justamente o contrário da que foi postada. E espera que outras pessoas, as mesmas que compartilharam coisas babacas, vejam tal imagem. E aí se cria a:

7) Guerra de indiretas.

Ela está em todos os lugares. Mas em nenhum dos lugares, ela é tão forte quanto no Facebook.
Trocar um lugar que promovia socialização em níveis normais, até pra quem não curtia as comunidades, por um lugar que todo mundo só sabe dar altas indiretas de todos os jeitos possíveis me soa insanidade.

E considerando que indireta é um negócio bem infantil e ridículo, podemos pressupor que o facebook está tomado de pessoas que acham normal agirem de forma infantil e ridícula.

(e eu que li em uma das crônicas que facebook é uma rede mais séria? RISOS ETERNOS)

pra todos vocês, meus amorzinhos, que passam o dia dando indiretas ♥

8) A administração do facebook autoriza a existência de homofobia, misoginia e outros males da humanidade.

A administração do orkut era um negócio super incompetente. Você podia denunciar uma comunidade que super apóia a pedofilia um milhão de vezes, e ela nunca saía do ar. Mas o negócio é que todo mundo entendia que a sede do orkut ficava lá na puta que pariu (ok, não, fica na sede do Google) e tinha sido criado como um projeto extra dum cara turco. Ninguém ligava muito, sabe? A própria direção do orkut tava cagando pra as merdas que aconteciam, e se você publicasse uma foto nua sua, também não dava em nada. Simplesmente não tinha regra e o negócio era você saber por onde andar.

Mas o Facebook TEM uma administração.
Ela existe.
Ela é real.
Ela funciona.

E ela está removendo fotos de mães que estão amamentando seus filhos porque é nudez. Ou então removendo uma foto de uma guria na banheira porque (cês são brilhantes, viu) confundiu o cotovelo da menina com seio.
Mas ela considera que está tudo bem manter a página Lobo da Insanidade que declaradamente apóia e incentiva o estupro, inclusive ameaçando as mulheres que denunciam a página. Ela acha ok manter páginas que veiculem conteúdo homofóbico, racista, entre outros. A administração do facebook está lá perdendo seu tempo proibindo que se veja a pintura A Origem do Mundo, só porque tem uma vagina, e permite que páginas como Orgulho Hetero continue veiculando conteúdo obviamente homofóbico. Sério.

Eu não acho que isso seja normal.
Eu só posso considerar que a administração do Facebook seja tão doente quanto essas pessoas que veiculam esse tipo de conteúdo. Apenas isso.

esperando sentada uma nova rede social ♥
E a única vantagem do Facebook, até agora, é não permitir que pessoas coloquem símbolos estranhos em seus nomes. Só isso.

4 comentários:

  1. (a burra aqui deletou esse post sem querer e consegui reaver, mas sem os comentários juntos, de modo que tô copiando)

    Enya Barros: hahahahaha adorei o post. Muito verídico. Facebook não oferece espaço pra discussões legais, scroll infinito chato do carai nos grupos (já tentou achar algo que foi postando 1 mês atrás? 1 conselho: FOGE, MANO!), a vida das pessoas te sufoca (os compartilhamentos chatos então, nem se fala), e parece que a humanidade está regredindo, porque pqp, é cada coisa escrota x_x e não dá pra fazer amiguinhos, vei. Impossível. Minha revolta maior çAç ______rip orkut________

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O scroll infinito .___.
      Eu gosto do sistema de por página. O único lugar com scroll infinito forever é meu tumblr porque descobri que no net, não funciona clicar em next @__@ (e existe páginas nele, é só vc digitar /page/nº da página depois da URL)

      O que mais me enche o saco é realmente a babaquice gritante em diversos compartilhamentos. Dá vontade de tacar ácido sulfúrico na pessoa mimimimi :33

      Eliminar
  2. Comentário de Joubs:

    LUNA!!! adorei o post e eu realmente sinto falta das comunidades do orkut e dos DEPOIMENTOS nossa amava depoimentos??? mas sei la pra mim o chat do facebook é bem melhor que o do msn porque tipo, o msn voce ia la, fechava a conversa e tal e saia dela e nunca mais teria aquela conversa a menos que voce tivesse o msn plus ou algo assim. no facebook fica tudo guardado!! e é mais fácil pra mexer no celular/ipod/tablet tambem...
    só que é uma merda isso te ter que aceitar gente por educação (aka tios tias etc) porque é MUITO mais fácil fuçar. tipo eu tenho tias que adicionam meus amigos, até meus PAIS tem meus amigos. daí pronto, só uma amiga colocar foto de eu e meus amigos na piscina de noite que já vem reclamação, só alguém comentar algo sobre alcool que já vem perguntar... sem falar os posts de "o povo brasileiro é palhaço compartilhe se voce é contra a corrupção" ou aqueles do BBB ou até crianças que ficam compartilhando imagens de insira nome de personagem da disney ou nick aqui Irônica que fala coisas que NEM SAO ironicas.
    o facebook tem muito mais recursos e é bem mais prático que o orkut, isso eu admito. mas o jeito que as PESSOAS usam tá muito fora do controle, tipo gente que acha que facebook é twitter.só uso o facebook pra olhar algumas páginas e conversar com as pessoas... e aliás muitas sdds das comunidades do orkut porque eu tinha DOIS perfis de moderaçao e comunidades cheias de gente e .-. sdds
    mas otimo post luna eu to falando uma biblia aqui eu sei hehe

    (((((e aAAAAH no coiso do power point, é .ppt o nome do arquivo, .psd é de arquivo do photoshop kadlfjhadskl)))))))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É VERDADE O LANCE DE .PSD LOL
      Eu esqueci, vou corrigir ♥ ♥
      (luna sua burra você TRABALHOU com .psd como é q foi confundir????)

      Ah, isso é um saco .___.
      É bem fácil de ficar fuxicando a vida da pessoa, né, tipo só saber quem são os amigos por perto. Eu, por exemplo, não costumo postar foto minha, mas quem liga? As minhas tias vão nas minhas amigas que postam tudo e então acompanham minha vida passo a passo lol

      Eliminar

Se você for amor, tome um chá, sente no sofá, tire uma soneca, fique à vontade que a casa é tua. Se você não for amor, inclusive sendo homofóbico, misógino, transfóbico, racista, etc., eu excluirei sua postagem. Sim, porque aqui é ditadura da minoria e as pessoas que me amam e/ou me lêem não são obrigadas a lerem sua merda. Então pense duas vezes :)