segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Oscar da Semana ♥

Considerando desde o dia 18/02 até 25/02 (segunda à segunda), eu assisti dez filmes, o que é bastante coisa considerando que eu só via, no máximo, três ou quatro filmes por semana e olha lá. São eles os candidatos da semana (no caso, são todos que eu vi. Cada nome é um link para a ficha do filme no IMDb, pra você conferir as sinopses, entre outros dados técnicos):

Thelma e Louise (1991)
Como Esquecer (2010)
Lírios D'Água (2007)
A Mi Madre Le Gustan Las Mujeres (2002)
The Guest House (2012)
Queime Depois de Ler (2008)
Amour (2012)
Duas Mães para Zacharias (1996)
Better than Chocolate (1999)
West Side Story (1961)

obs.: a alta quantidade de filmes "lésbicos" se deve ao fato de eu ter entrado no Cine Lésbico e ter baixado vários de uma vez.

Então eu resolvi ~premiar~ de acordo com os meus critérios que são basicamente: gosto pessoal. Então aqui está a compilação e achei divertido, porque eu me dei o direito de criar categorias que eu total acho que deveria ter e tudo o mais. Enfim. Segue a relação <3

[ Melhor Filme ]
Critério: o filme que eu quero que todos vejam.

Fiquei na dúvida entre Thelma e Louise e West Side Story porque os dois são, tipo, muito bons e conquistaram meu coraçãozinho <3
Mas por mais que eu ame musicais, principalmente quando eles foram feitos trinta anos atrás e as pessoas atuam de um jeitinho todo dramático que só tem nos filmes dessa época, eu tenho que confessar: eu acabo escolhendo Thelma e Louise pela razão única e particular de que

ele é uma lição de vida em forma de filme.

Sério.
Eu não sei nem como falar sobre ele, mas só sei dizer que ele é muito inspiracional, com ótimas mensagens de amizade, força e bravura. É um filme bem feminista: ele poderia falar apenas de como, naquele exato momento, uma das protagonistas escapou de um estupro porque a amiga matou o cara para salvá-la. Poderia parar aí e não discutir mais nada. Acontece que elas sabem que elas não são sozinhas e em toda a história, elas acabam até mesmo lavando a nossa alma <3
É um daqueles filmes que você tem que ver com seus amiguinhos felizes e torcer junto com eles, mesmo.

Melhor filme da semana <3

[ Pior Filme ]
Critério: aquele filme que me fez sentir perdendo horas e horas da sua vida.

Lírios D'Água.
Não vejam, pfvr. Não percam seu tempo. Todos são chatos e antipáticos, o filme é lentíssimo e não tem nada realmente atraente.
(fonte: brand upon the brain)
 [ Melhor Atriz ]
Critério: a atriz que me convencer num papel difícil.

Emmanuelle Riva. Eu acho Jennifer Lawrence uma linda e super talentosa, de verdade. Fico com medo de pagarem tanto pau nela por agora e ela frustrar lá na frente devido à tanta expectativa, mas ela é realmente talentosa e ótima. Mas todo mundo que viu Amour sabe que o Oscar de Melhor Atriz deveria ter ido para Emmanuelle Riva. Qualquer um que viu Amour simplesmente não consegue pensar como, diabos, Emmanuella não ganhou um Oscar. Ela interpreta Anne, uma mulher que está envelhecendo e ficando doente. À medida que a doença vai progredindo, seu lado direito do corpo fica paralisado e ela não consegue nem mesmo falar direito.

Gente, o filme é bem lentinho e é todo francês (interpretem isso como qualidade ou defeito, como quiserem) e, cara, eu perdi metade dos diálogos e continuei entendendo o filme todo. Até a metáfora da pomba, se é que aquilo foi uma metáfora. Mas a EMMANUELLA, pqp, vocês deveriam ver. Sério. Só por ela.

(e, desculpa, já que Oscar tem critérios duvidosos, eu tenho os meus critérios de que
a) Jennifer tá cotada e super tem chance de outros Oscar's na vida dela e
b) Quvenzhane tem NOVE anos e pode ganhar muitos Oscar's na vida dela e
c) Emmanuella tem fucking 85 anos. OITENTA E CINCO. Ela tem oitenta e cinco anos e está nesse meio desde 1959. Cara, minha mãe não era nascida em 1959. Eu daria um Oscar de Melhor Atriz por motivos de ela ter estado realmente muito bem e porque, cara, todas as outras concorrentes ainda tem muitos anos pra viverem e muitas oportunidades, coisas que Emmanuella não vai ter simplesmente porque a bichinha já tá em idade bem mais avançada e viver é duro nesse mundo, todo mundo sabe.

Apenas uma opinião amadora, já que a dos Oscar é tão supostamente mais profissional que a minha)

personagem que guardarei com carinho pra posteridade. (fonte: love me like you do)
[ Melhor Ator ]
Critério: o ator que me convencer num papel difícil, mas eu o quebrei, escolhendo aquele que me fez divertir.

Se eu resolvesse ser uma pessoinha inspirada e cult, eu escolheria Jean-Louis Trintignant pelo papel em Amour. Mas felizmente eu não sou e escolherei o cara que me fez feliz nesses filmes: Brad Pitt, em Queime Depois de Ler, no papel de um cara que trabalha numa academia.

Não tem pra ninguém. Brad Pitt é o cara.
(e nem vou comentar mais nada do filme, porque vou ficar com raiva pelo modo como fodem com o cara e acabarei dando spoiler do filme.)

[ Pior Atriz / Pior Ator ]
Critério: aquela galera que parece estar fazendo trabalho para escola.

Todo mundo de The Guest House. Sem condições.
Só assistam se estiverem profundamente entediados e não tiverem, de verdade, outra coisa pra verem. Isso me leva à categoria de:

[ Pior Roteiro ]
Critério: diálogos entediantes.

The Guest House. Eu pulei o filme todo, pra cê ter uma noção, porque eu não aguentava as frases repetitivas, as atuações forçadas, bla bla bla.

[ Melhor Roteiro ]
Critério: frases épicas que usarei para toda minha vida.

Thelma e Louise <3
Pfvr. As frases mais épicas, o encadeamento dos eventos, os diálogos trocados <333

"Melhor tratar bem a sua esposa... o meu marido não me tratava bem e olha só o que aconteceu"

A Maggie é a ruiva e a bichinha não é muito conhecida, foi difícil achar uma foto assim (fonte: tumblr)

[ Personagem Mais Fofo ]
Critério: baseado apenas na quantidade de vezes que fiquei "AWNNNNNNN <3" para o/a/x personagem.

Maggie, de Better than Chocolate. Ela parece uma Merida (Valente) contemporânea e lésbica. O que significa que ela é realmente muito, muito fofa. <3

[ Personagem Mais Entediante ]
Critério: baseado apenas na quantidade de vezes que quis que o/a/x personagem morresse. O pior é que eles nunca morrem.

Marie, de Lírios D'Água. Não rola nenhum pingo de carisma, simpatia, amorzinho ou mesmo pena da moça. Ela é insuportavelmente sem nenhuma energia ou amor-próprio, e ainda por cima destrata quem faz o favor de lhe suportar diariamente.

[ Personagem Mais Cretino ]
Critério: personagem que odiei do fundo do meu coração.

Nancy, a mãe da protagonista em Duas Mães para Zacharias. Não tem como não odiar uma mulher que acha ok ir na justiça contra a própria filha, para tirar o neto dela das mãos da mãe, só porque a filha se revelou lésbica. Ela é imbecil e cretina e eu estou indignada com a idéia de que ela realmente existe, porque o filme foi baseado em fatos reais.

[ Filme Mais Animador ]
Critério: aquele filme que você quer ver em um dia feliz e pensar em coisas felizes e muito amor <3

Better than Chocolate. É colorido, cheio de vida, o andamento é dinâmico e você não fica muito depressivo com ele, por mais que a história tenha pontos mais pesados como a violência contra Judy, uma mulher que é trans.

o filme é mais melancólico. jogue "como esquecer" no tumblr pra ver. (tumblr: overdosedeamor)


[ Filme Mais Depressivo ]
Critério: aquele filme que você quer ver para tomar coragem e tomar seus comprimidos até morrer.

Como Esquecer. Mantenha-se longe de qualquer coisa afiada ou potencialmente perigosa, porque os monólogos da Ana Paula Arósio farão você ter vontade de sumir em uma névoa bem poética e não existir nunca mais. O que salvava esse filme era o:

[ Melhor Personagem Coadjuvante ]
Critério: aquele personagem que sambou na cara do protagonista e roubou o filme só pra ele.

Murilo Rosa, pelo papel de Hugo em Como Esquecer, simplesmente pelo feito admirável e belíssimo de dar uma equilibrada em Como Esquecer e impedir tanto que Ana Paula Arósio se afunde de vez, bem como seus espectadores de se matarem tamanha a melancolia.

auto-estima super <3 (fonte: there's always something)

[ Melhor Trilha Sonora ]
Critério: aquelas músicas que eu busquei no Google pra ouvir de novo.

Como não citei até agora... West Side Story porque é um musical. Só por isso. E eu gostei da maioria das músicas, até mesmo do casal principal, o que é engraçado porque tendo a gostar menos das músicas românticas. Mas eu realmente gostei, e todo o som, com tudo coreografadinho bonitinho... é muito amor :3

(Eu também daria o prêmio de "Você Nem Sente a Hora Passando" porque são duas horas e meia de filme e você ainda que foi pouco? Mas achei que seria forçar demais)

[ Melhor Casal ]
Critério: escolher o casal cujas pessoas tem a química mais legal, não necessariamente a melhor história de amor.

Maggie e Kim, de Better than Chocolate. Elas tem uma química super fofa entre elas, e interagem muito bem em cena.

(não vou escolher o casal de Amour, plmdds. Quem viu até o final e teve seu coraçãozinho em pedaços, concordará comigo)

[ Melhor Romance ]
Critério: tentar escolher o melhor romancezinho <3

Maria e Tony, de West Side Story. Um emocionante Romeu e Julieta, cantado nas ruas americanas, entre gangues porto-riquenhas e americanas. Tudo bem que todos parecem apenas muito bronzeados e os americanos entupiram seus cabelos de água oxigenada, mas o negócio é que o diálogo de Tony e Maria que antecede a música One Hand, One Heart é, tipo, muito fofo. Isso já dá à eles o prêmio de o casal pelo qual mais torcemos <3

(lembrando que dos dez filmes, apenas "Queime Depois de Ler" e "Thelma e Louise" não tem exatamente um casal para qual você esperar logo que fiquem juntos e tudo o mais)

[ Melhor Cena "Quente" ]
Critério: pode ser cena de sexo ou não, apenas precisa ser quente e fazer você sentir que as pessoas se amam demais ok

A cena no qual Maggie e Kim pintam uma no corpo nu da outra. É amorzinho demais <3333

[ Pior Cena "Quente" ]
Critério: aquela cena que faz você brochar muito.

Marie masturbando Floriane. É péssima. Não tem como algo ser mais sem-graça e entediante do que aquilo. Minha mãe perguntaria o que aconteceu com a fama dos franceses serem amantes sensuais, porque esse filme todo é justamente o contrário.

E é isso. Acho que tá bom. E se querem saber minha opinião, essa lista foi feita com minha opinião pessoal e eu acho isso um critério muito honesto e lógico, muito melhor do que os critérios obscuros e confusos que o Oscar usa. Apenax.
a galera de Mi Madre Le Gustan Las Mujeres que nem foi mencionado, tadinhas 
Resumo da ópera:

• Thelma e Louise: VEJA. Por favor, VEJA.
• Como Esquecer: veja se você não se incomodar em querer morrer de vez em quando. Ou achar poético sofrer de amor.
• Lírios D'Água: NÃO VEJA. Nunca.
• A Mi Madre Le Gustan Las Mujeres: nem comentei do pobrezinho, mas veja sim. É bem amorzinho e divertido <3
• The Guest House: se você estiver entediada... se você quiser ver duas atrizes ruins se pegando... veja não, tanta coisa melhor.
• Queime Depois de Ler: por favor, veja e venha depois xingar comigo algumas coisas.
• Amour: se você gosta de filme francês, vá em frente, cara. Mas não te acompanho junto.
• Duas Mães para Zacharias: aquele filme feeling anos 90 de pessoas indo na justiça, baseadíssimo em fatos reais, obviamente. Veja só pra ficar puta da vida com a situação toda.
• Better than Chocolate: se você é uma mulher e acha que Queer as Folk tem caras ~demais~ e prefere coisas com uma visão mais feminina, esse filme é ideal.
• West Side Story: VEJA. PFVR. Mas se você odeia musicais, não veja e cale a boca.

2 comentários:

  1. Como esquecer é lindo <3, um dos meus filmes favoritos. Ele me lembra umidade, é perfeito pra dias tristes, e eu nunca quis me matar depois de ter visto ele.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro, você gosta de filmes tristes para dias tristes. E você me torrou a paciência pra vê-lo, pls.

      Eliminar

Se você for amor, tome um chá, sente no sofá, tire uma soneca, fique à vontade que a casa é tua. Se você não for amor, inclusive sendo homofóbico, misógino, transfóbico, racista, etc., eu excluirei sua postagem. Sim, porque aqui é ditadura da minoria e as pessoas que me amam e/ou me lêem não são obrigadas a lerem sua merda. Então pense duas vezes :)