Páginas

domingo, 7 de abril de 2013

Confiança e Lealdade


lealdade
s. f.
1. Qualidade ou carácter de leal.
2. Fidelidade.
3. Sinceridade; dedicação.

Eu sou uma pessoa que demora a confiar nas pessoas. Não é que eu seja a garota estranha que senta no fundo da sala e rosna para qualquer um que chegue perto. Também não sou a alma de nenhuma festa e pobre de quem acha que eu animarei qualquer viagem escolar. Eu apenas demoro a confiar nas pessoas, e confiar, para mim, significa passar a compartilhar o que penso, o que sinto e o que desejo de mim e dos outros. Confiar em alguém significa compartilhar sua vida. Então todas as pessoas em quem eu confio são pessoas essenciais e, sem elas, eu provavelmente ficaria muito, muito triste e solitária.

Quando eu decido confiar em alguém, eu realmente confio. Se algum dos meus amigos quiser me ferrar emocionalmente falando, pode acreditar que eles podem fazer isso tranquilamente, porque entreguei todas as minhas armas e eles conhecem todos os meus pontos fracos. Os que me conhecem sabem como eu sou e como eu agirei diante de cada coisa. Porém eles nunca farão nada para me magoarem. Não que eles nunca irão me magoar. Eventualmente, isso acontecerá. Porque as únicas pessoas que podem, um dia, te magoar são aquelas que você ama - afinal inimigos jamais poderão te ferir de verdade. Mas eu acredito de verdade que eles nunca farão nada pretendendo me machucar. Eu tenho certeza absoluta de que eles querem que eu esteja bem, de que se preocupam comigo e vão estar lá quando eu precisar deles.

Isso se chama lealdade.

Esse é o tipo de coisa que eu não vejo muito nas pessoas. Às vezes eu tenho a nítida impressão de que as pessoas estão tão empenhadas em se protegerem de todas as ameaças do mundo, blindando a si mesmas, que se esquecem do quão bem pode fazer você realmente se entregar de vez em quando, sendo apenas você e mais ninguém. E então elas gastam muito tempo dizendo que todos são tão falsos e hipócritas, tecendo críticas venenosas assim que a pessoa vira a costa, sempre procurando um ponto negativo para falar a respeito. E tanta gente passa tanto tempo sendo venenoso e cheio de raiva, tanto tempo ofendendo outras pessoas e dizendo o quão é superior a todo mundo... essas pessoas estão se esquecendo que quanto mais negativas elas são, pior serão as relações sociais delas. Porque ninguém quer amar alguém que passa seu tempo se achando bom demais para todo mundo.

Eu passei muito tempo da minha vida aprendendo a ser uma amiga. Isso é muito mais difícil do que parece, quando você passa muito tempo com pessoas negativas que absorvem todo seu ânimo e distorcem completamente sua visão das pessoas. Mas o que eu mais queria e o que hoje tenho é simplesmente lealdade.

Ser leal à alguém é ter alguém para confiar e amar, respeitar e proteger. Ter alguém leal a você é ter alguém que preze pelo seu bem estar e te respeite inteiramente como uma pessoa inteira, alguém que possa lhe servir de consolo nos momentos ruins e ficar realmente feliz por você nos bons momentos. Não existe coisa melhor no mundo do que perceber que isso não é nenhuma invenção de livros como Crônicas de Gelo e Fogo, no qual vassalos juram lealdade aos senhores o tempo todo. A melhor parte é que ninguém precisa morrer por ninguém, pelo menos no meu contexto social :)

Eu não sou leal à muitas pessoas. Há muitas pessoas que eu gosto e admiro, e pessoas que eu prezo uma boa relação e respeito por ser quem são. Mas são poucas as pessoas que eu sei que me aceitarão de qualquer forma, me respeitam de qualquer jeito e me amam assim, mesmo sabendo de todas as minhas falhas. São essas pessoas que merecem toda a minha devoção e é nelas que eu pensei quando resolvi traçar no meu corpo a própria palavra e a âncora. Porque eu queria lembrar quem são as pessoas que me fizeram chegar até aqui, e sobre como eu nunca, nunca devo trai-las. Que eu devo ser boa e honrada não apenas por mim mesma, mas porque elas esperam isso de mim. Porque elas merecem isso. Elas realmente merecem isso.

Elas merecem tanto que eu passaria mil vezes pela dor que senti quando fiz essa tatuagem, se fosse necessário. Porque elas merecem o mundo inteiro e mais um pouco.

4 comentários:

  1. tattoo linda, texto lindo, significado lindo. parabéns por ser toda linda, luninha. :3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Lara!
      "Toda linda"? hahahaha, é muito elogio pra uma pessoa só <3

      Eliminar

Se você for amor, tome um chá, sente no sofá, tire uma soneca, fique à vontade que a casa é tua. Se você não for amor, inclusive sendo homofóbico, misógino, transfóbico, racista, etc., eu excluirei sua postagem. Sim, porque aqui é ditadura da minoria e as pessoas que me amam e/ou me lêem não são obrigadas a lerem sua merda. Então pense duas vezes :)